História na vizinhança

cat image Segredos
12 Dezembro, 2022

O segredo de hoje conta-se nos livros de história, mas não passou à história. Muitos lisboetas podem não reconhecê-lo, mas os moradores do bairro da Penha de França observam todos os dias este monumento.

Construído durante o reinado de D. Filipe II de Portugal para as Comendadeiras da Ordem de Santiago, o Convento de Santos-o-Novo passou por diversas etapas históricas. Tendo sido parcialmente destruído pelo grande terramoto de 1755, foi recuperado e manteve-se em função da ordem religiosa espanhola até 1910, ano em que foi ocupado por uma escola de ensino básico. Hoje em dia, este monumento continua a cumprir fins religiosos com a sua igreja e acolhe visitas temáticas de segunda a domingo.

Este convento ficou célebre pelos jardins verdejantes que o envolvem e pelos belos detalhes arquitetónicos que se conservaram desde a sua construção original: as capelas revestidas a talha e azulejaria e os seus arcos de volta perfeita. O seu claustro é famoso por ser um dos maiores da Península Ibérica e visitá-lo custa apenas 5€ por pessoa, com acesso a todo o mosteiro.

Horário

Segunda a Domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, mediante a disponibilidade de agenda.

Lotação Mínima: 10 pessoas
Lotação Máxima: 30 pessoas